Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sentença manda OAB inscrever seis bacharéis sem aprovação no Exame de Ordem

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    Sentença da Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu a segurança a seis bacharéis em Direito para que atuem como advogados, mesmo sem aprovação no Exame de Ordem. A decisão é novo lance numa sequência que começou em janeiro de 2008, quando a juíza federal Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho, da 23ª Vara Federal, concedeu liminar para permitir a inscrição na OAB.

    O TRF da 2ª Região deu, sete dias depois, provimento a um recurso da OAB carioca e cassou a liminar dada pela juíza de primeiro grau. Na última semana, ao analisar o mérito da questão, a magistrada concluiu que "exigir que o bacharel seja submetido ao exame para poder trabalhar é inconstitucional".

    O presidente da OAB carioca, Wadih Damous, considera lamentável a decisão. É uma decisão isolada, que não reflete o pensamento amplamente majoritário da magistratura brasileira, que entende o exame não só como constitucional, mas como um instrumento importante de controle, reclamou. A Ordem vai entrar com apelação no TRF-2.

    Pela sistemática do mandado de segurança, a entidade teria que dar cumprimento imediato à ordem de inscrição dos seis bacharéis, desde que estes preencham os demais requisitos do processo de habilitação para o recebimento da carteira. A entidade vai trabalhar e recorrer para que as inscrições dos seis fiquem em suspenso até que o caso seja julgado pelo tribunal federal.

    Para Damous, "além de ser juridicamente insustentável, a decisão contraria a tendência de corporações profissionais, como as de médicos e engenheiros, que estão instituindo exame semelhante ao da OAB". A posição de todas as seccionais é que o Exame de Ordem funciona como o primeiro filtro de qualificação do advogado, e não uma forma de impedir o acesso dos bacharéis ao mercado de trabalho.

    Na sentença, a juíza Maria Amélia Almeida Senos de Carvalho afirma que o Exame de Ordem não propicia qualificação nenhuma e, como se vê das recentes notícias e decisões judiciais reconhecendo nulidade de questões dos exames (algumas por demais absurdas), tampouco serve como instrumento de medição da qualidade do ensino obtido pelo futuro profissional.

    O parecer do Ministério Público Federal era contrário à concessão do mandado de segurança. Os seis beneficiados pela sentença são militantes do Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito do Rio de Janeiro, que sustenta a ilegalidade do Exame de Ordem. São eles: Alessandra Gomes da Costa Nogueira, Fabio Pinto da Fonseca, Marcello Santos da Verdade, Marlene Cunto Mureb, Ricardo Pinto da Fonseca e Silvio Gomes Nogueira. (Proc. nº 2007.51.01.027448-4).

    ...............................

    Leia a matéria seguinte

    ...............................

    Inscrição negada em Tocantins

    O juiz federal Adelmar Aires Pimenta da Silva, da 1ª Vara Federal do Tocantins, negou a um bacharel em direito, a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins, sem aprovação no Exame de Ordem. Na sentença o magistrado reforçou os fundamentos do exame com base na Constituição Federal . "A expressão qualificação profissional, abrange a demonstração do conhecimento técnico/jurídico por intermédio do Exame de Ordem", referiu o juiz.

    Esta foi a segunda decisão favorável ao Exame de Ordem da Justiça Federal do Tocantins. A primeira foi em novembro do ano passado, numa ação proposta pelo Ministério Público Federal.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações653
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sentenca-manda-oab-inscrever-seis-bachareis-sem-aprovacao-no-exame-de-ordem/932325

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    antigamente nao se tinha o tal exame , depois de 1984 começou a guilhotina. continuar lendo

    antigamente ninguem fazia tal exame , depois de 1984 começou a guilhotina. continuar lendo