Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Legitimidade da companheira para receber créditos trabalhistas do falecido

Publicado por Espaço Vital
há 8 anos

Companheira de trabalhador falecido recorreu contra sentença que dividira, entre ela e os filhos maiores de idade do companheiro, as indenizações trabalhistas que eram devidas a ele.

Na ação, a companheira argumentou também que ação perante o INSS na Justiça Federal reconhecera sua união estável e sua condição de única dependente, e assegurou a ela o recebimento da pensão.

Os magistrados da 1ª Turma do TRT-2 julgaram o recurso. O entendimento deles foi que a lei especial (nº 6.858/80, que dispõe sobre o pagamento, aos dependentes ou sucessores, de valores não recebidos em vida pelos respectivos titulares) prevalece sobre a lei geral (artigos 1845 e 1790 do Código Civil, que estabelece o quinhão cabível a cada um dos herdeiros).

O acórdão, de relatoria da desembargadora Maria José Bighetti Ordoño Rebello, concluiu que “a sucessão trabalhista de empregado falecido está limitada àqueles herdeiros habilitados como dependentes junto à Previdência Social”. Como a recorrente era a única dependente habilitada junto àquela instituição, possui preferência frente aos demais sucessores – os filhos maiores do empregado falecido.

(Proc. Nº 0001093-96.2014.5.02.0043 – com informações do TRT-2).

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações150
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/legitimidade-da-companheira-para-receber-creditos-trabalhistas-do-falecido/378584772

Informações relacionadas

Erika Nicodemos Advocacia, Advogado
Notíciashá 8 anos

1ª Turma: é da companheira a legitimidade para receber créditos trabalhistas de falecido

Aline Bilheiro Vidal, Advogado
Artigoshá 6 anos

Legitimidade para o recebimento de créditos trabalhistas do empregado falecido

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 12 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-66.2009.5.06.0002

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 16 anos

Ex-esposa tem direito à metade da indenização trabalhista recebida pelo ex-marido

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)