Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nepotismo no Tribunal de Justiça do Distrito Federal

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    Relatório de Inspeção do Conselho Nacional de Justiça mostra que 46 ocupantes de cargos comissionados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal são parentes em primeiro grau dos juízes e desembargadores da própria corte. Isso representa 13,79% do total de 464 ocupantes de cargos de confiança. As informações são do Jornal de Brasília, em sua edição de hoje (13).

    Segundo o jornal, "mais de 40% dos familiares dos magistrados que ocupam esses cargos estão lotados nos gabinetes do presidente do tribunal, desembargador João de Assis Mariosi, do vice-presidente, Lecir Manoel da Luz e do corregedor Dácio Vieira". O CNJ deu prazo de 15 dias para o tribunal dar explicações.

    A inspeção apurou que dois servidores ocupam cargo comissionado na presidência do tribunal, sendo um chefe de gabinete e outro assessor jurídico. Outro servidor exerceu cargo na corregedoria do tribunal de maio de 2006 a novembro de 2010. No período de 22 de abril de 2010 a 23 de novembro de 2010, ele exerceu a função de confiança quando o pai dele era corregedor.

    Contraponto

    Pela assessoria, o TJ-DFT informou que "são servidores que entraram por concurso e a lei não define claramente se caracteriza nepotismo a nomeação em funções de confiança".

    Informou ainda que vai aguardar a notificação do CNJ para se pronunciar sobre cada caso.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nepotismo-no-tribunal-de-justica-do-distrito-federal/3180326

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)