Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homossexual condenado por forjar união estável para enganar o INSS

    Publicado por Espaço Vital
    há 8 anos


    O TRF da 3ª Região confirmou a condenação de um acusado de São João da Boa Vista (SP) por estelionato contra a Previdência Social. O MPF denunciou o acusado por ter induzido a erro o Instituto Nacional do Seguro Social para receber pensão por morte, durante quatro anos. Ele alegava ter mantido união estável com uma falecida segurada da autarquia.

    Em primeiro grau, o acusado foi condenado pelo crime do artigo 171, § 3º (estelionato contra ente público) do Código Penal. No recurso ao TRF-3, ele afirmou ser parte legítima para receber o benefício em decorrência da morte de sua companheira e que há escritura pública da união estável.

    Segundo o réu, as testemunhas de acusação são suas inimigas e “não apresentaram subsídios para elucidação dos fatos e que o benefício em questão não foi obtido mediante fraude, pois foi instruído com documentos legítimos”.

    A 1ª Turma do TRF-3 destacou que a primeira indicação de fraude no pedido do benefício previdenciário é que ele foi instruído com um contrato de abertura de conta conjunta firmado pela segurada com data posterior à sua morte.

    A defesa do acusado afirmou também que ele, embora estivesse divorciado da segurada falecida em 1989, voltou a viver maritalmente com ela, tendo sido a união estável declarada por escritura pública, revelando uma convivência de mais de quatro anos até a data de 20 de setembro de 2000.

    Contudo, em ação que tramitou perante a Vara Distrital de Aguaí (SP), o réu declarou em juízo ser homossexual, diante do que, no entender da Turma, “a escritura pública perde efetivamente credibilidade sobre a relação de convivência entre ele e a segurada”. Para os desembargadores federais, não foi comprovada, conforme exige o artigo 1723 do Código Civil, uma relação pública e duradoura com o objetivo de constituir família.

    A 1ª Turma localizou ainda outras provas documentais que negam a convivência marital entre réu e segurada. Ela havia ajuizado na Vara Distrital de Aguaí uma ação para anular uma procuração pública a ele outorgada, bem como uma nota promissória, alegando que havia sido enganada por ele quando estava em estado de embriaguez, tendo o acusado pedido a ela para assinar os documentos.

    Nessa ação, a falecida segurada disse ainda que o réu, de posse da procuração pública, dirigiu-se à Caixa Econômica Federal e efetuou saques de seu FGTS, sem seu conhecimento e autorização.

    Na mesma ação anulatória, a segurada relata que vivia na edícula dos fundos da casa do réu pagando aluguel, sem manter qualquer relacionamento íntimo com ele, tendo mudado de endereço posteriormente. A decisão arremata que “quem paga aluguel não pode ser tida como convivente, em união estável, na forma da lei.”

    Ainda na mesma ação anulatória, a segurada foi submetida à perícia médica, cuja conclusão foi a de que “a requerente é alcoólatra habitual e está apresentando quadro demencial devido ao uso habitual de bebidas alcoólicas, sua capacidade e vontade estão extremamente prejudicadas”. Conforme o julgado, “isso torna corrobora a sua versão de que foi ludibriada pelo acusado ao assinar documentos, inclusive a escritura pública de união estável”.

    A segurada recebia aposentadoria por invalidez em decorrência de alcoolismo e veio a falecer apresentando quadro demencial por abuso de álcool. Seu atestado de óbito menciona como causa da morte cirrose hepática e alcoolismo crônico. (Proc. nº 0000125-51.2007.4.03.6127 – com informações do TRF-3).


    Envie seu Comentário

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações174
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homossexual-condenado-por-forjar-uniao-estavel-para-enganar-o-inss/305451117

    Informações relacionadas

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 11 anos

    Correios devem reintegrar carteiro demitido por alcoolismo

    Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória de Escritura Pública de União Estável c/c Obrigação de Fazer - Carta Precatória Cível

    JurisWay
    Notíciashá 10 anos

    O.E. nega pensão por fraude na declaração de união estável

    Petição Inicial - TJSP - Ação Anulatória de Escritura de Testamento e de União Estável - Procedimento Comum Cível

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Estelionato previdenciário: crime instantâneo ou permanente ou concurso formal?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)