Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Notícias curtas desta sexta-feira

    Publicado por Espaço Vital
    há 8 anos


    * Ironia macabra

    O valor da Petrobras, na Bolsa, despencou para US$ 17 bilhões.

    No Brasil, atualmente, quem, teria dinheiro para comprar a empresa seriam muitas das empresas envolvidas na Lava-Jato? Justamente algumas das acusadas de saquear os cofres da estatal.

    Típica situação para relembrar a fábula da raposa que foi posta a cuidar do galinheiro.

    * Miscelânea de interesses

    Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Integração Nacional (2007-2010, governo Lula), é perolar ao tentar explicar por que decidiu intermediar interesses da notória OAS: “Eu tinha de tratar com todo mundo, com empresário, com jornalista, com puta e com viado”.

    É conveniente lembrar que Geddel (PMDB) é o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Federal e foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos. Só aí, acumula uma bagagem de 20 anos de poder.

    * A franqueadora

    Dilma Rousseff criou a maior rede de franquias no Brasil, em seu segundo mandato na Presidência da República. Basta andar pelas ruas e ver a quantidade de placas de em frente a estabelecimentos comerciais e industriais com os dizeres ´vende-se, aluga-se ou passa-se o ponto´”.

    As duas frases são do empresário Ricardo Amaral, no Rio de Janeiro, publicadas no jornal O Globo.

    Lamentavelmente verdadeiro.

    * Tocando tambor

    Ninguém pode dizer que não há governo no Brasil. Um dia destes, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.248, que institui o “Dia do Tambor de Crioula”, a ser comemorado no dia 18 de junho em todo o país, já a partir deste ano.

    Trata-se de um louvor oficial a uma festa folclórica de origem africana, com muita dança. No Brasil, é tradicional no Maranhão - e só lá...

    * Tesouro de águas profundas

    Três engenheiros da Petrobras conseguiram, há poucos dias, a decisão que vai engordar seus contracheques, graças a uma decisão do TST.

    O tribunal reconheceu que os reclamantes criaram, mesmo, a tecnologia para exploração de petróleo em águas profundas.

    Terão, assim, direito à metade do ganho da estatal com o uso do conjunto de métodos. Os outros 50% são da Petrobras, dona da patente.

    A decisão retroage a 1999 e vale por 20 anos. A estatal alegou que a descoberta fazia parte do trabalho do trio.

    A defesa provou que os engenheiros foram contratados para outra finalidade.

    * Puxa-se uma pena e...

    O grupo de trabalho do Ministério Público encarregado de investigar políticos recebeu reforço: cinco subprocuradores - para atuar especificamente nos recursos especiais, ao STJ, dos envolvidos na Operação Lava Jato - e outros quatro investigadores.

    Cada caso pode ter inúmeras ramificações.

    Nas palavras do ministro Teori Zavascki, "puxa-se uma pena e vem uma galinha".

    * Jeito de ser

    O recentemente falecido embaixador Luiz Felipe Lampreia que comandou a política externa brasileira por quase uma década era um diplomata sui-generis.

    Quando ia à embaixada em Washington, como secretário-geral do Itamaraty, ele preferia despachar em uma sala lateral, dispensando o luxo do gabinete do embaixador.

    Em outra ocasião, já como ministro de Estado, cruzando a ponte Rio-Niterói com um motorista falador, sutilmente pediu para o cinesíforo descer do carro e entrar no banco de trás. Depois, Lampreia seguiu guiando o veículo oficial.

    * “Gatilho de confiança

    Com discrição recomendável, o setor automobilístico trata com autoridades do governo uma nova redução de IPI, a partir de março, para a venda de automóveis novos.

    O “gatilho de confiança” – que é termo usado nas conversas - seria pequeno (de 3 a 5%) mas suficiente para retomar as vendas, atraindo os consumidores às lojas.

    Afinal, o sonho de milhões de brasileiros de terem um carro novo não acabou...

    * STJ convoca juíza do TRF-4

    O ministro Francisco Falcão convocou a juíza federal Jacqueline Michels Bilhalva, do TRF da 4ª Região, para atuar como juíza auxiliar da presidência do STJ, de 11 de fevereiro a 1º de setembro de 2016.

    A magistrada é membro da 3ª Turma Recursal do TRF-4; possui graduação em Direito pela UFRGS (1994) e mestrado em Direito pela PUC-RS (2002).


    Envie seu Comentário

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/noticias-curtas-desta-sexta-feira/304506976

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)