Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vitória da Folha de S. Paulo em ação movida pela Igreja Universal

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    A 6ª Câmara de Direito Privado do TJ de São Paulo confirmou, ontem (1º), por unanimidade, sentença que julgara improcedente uma ação de indenização movida pela Igreja Universal do Reino de Deus contra a Empresa Folha da Manhã S/A, que edita a Folha.

    A Universal alegava que se sentiu ofendida com o editorial intitulado "Intimidação e má-fé", publicado em de 19 de fevereiro de 2008. Cabe recurso da decisão aos tribunais superiores.

    Bispos da igreja moveram mais de cem processos, nos mais distantes pontos do país, usando as mesmas frases e as mesmas citações. Já foram julgadas 90% das ações, todas favoráveis à Folha e à repórter Elvira Lobato.

    A tentativa de intimidação foi classificada pelo juiz Edinaldo Muniz dos Santos, de Epitaciolândia (AC), como um "assédio judicial".

    O texto do editorial refere-se às ações movidas em todo o país por adeptos da igreja, depois da reportagem assinada por Elvira Lobato, sob o título "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em novembro de 2007.

    O editorial afirma que havia sido desencadeada "uma campanha movida pelo sectarismo, pela má-fé e por claro intuito de intimidação".

    Em janeiro de 2009, o juiz Dimitrios Zarvos Varellis, da 11ª Vara Cível de São Paulo (capital), entendeu que o jornal não atacara a igreja; a sentença foi confirmada ontem pelo TJ.

    O relator Francisco Loureiro afirmou que não houve ofensa no editorial e que as expressões mais fortes encontram justificativa na avalanche de processos, aparentemente orquestrados e que implicavam elevado custo.

    "O tribunal reafirmou que o direito à crítica e a liberdade de manifestação da opinião são basilares para a consolidação do Estado Democrático", diz a advogada Tais Borja Gasparian, que representou a Folha.

    Segundo ela, foi "uma vitória da liberdade de opinião em mais um capítulo da investida da Iurd contra a imprensa independente".

    Além do processo contra o editorial, a Universal também moveu uma ação contra a Folha e Elvira Lobato, em razão da reportagem - que já foi julgada improcedente e da qual não cabe mais recurso -, e outra contra o jornal e o então colunista Fernando Barros e Silva, julgada improcedente em primeira instância, à espera de julgamento no TJ-SP.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações614
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vitoria-da-folha-de-s-paulo-em-acao-movida-pela-igreja-universal/3038745

    Informações relacionadas

    Modeloshá 5 anos

    Ação de indenização por danos morais e materiais em litisconsórcio passivo

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - RECLAMAÇÃO: Rcl 41487 SP - SÃO PAULO XXXXX-51.2020.1.00.0000

    Daniela Cabral Coelho, Advogado
    Notíciashá 4 meses

    Comissão aprova projeto que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo

    Dr Francisco Teixeira, Advogado
    Notíciashá 4 meses

    "Arma de brinquedo” é grave ameaça no crime de roubo e impede substituição de pena

    Karime Claro de Carvalho, Advogado
    Notíciashá 4 meses

    Reforma tributária: câmara conclui votação.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)