Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aberto processo disciplinar contra o desembargador Luiz Zveiter

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    O Conselho Nacional de Justiça decidiu, por maioria, ontem (6), pela abertura de processo administrativo disciplinar contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e desembargador do Tribunal de Justiça daquele Estado (TJRJ), Luiz Zveiter.

    O magistrado é suspeito de favorecer a incorporadora Cyrela em processo judicial no qual é questionada a titularidade da empresa sobre um terreno localizado no bairro fluminense da Barra da Tijuca. A decisão do plenário confirmou o voto da relatora do caso ministra Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça, proferido no último dia 11 de outubro. O julgamento havia sido suspenso, na ocasião, devido a um pedido de vista do conselheiro Tourinho Neto.

    O caso teve início com uma reclamação ao CNJ feita por Vanildo Pereira da Silva. Ele é sócio da empresa Elmway, que disputa a propriedade com a incorporadora Cyrela, responsável pela construção de um condomínio de luxo no local. No primeiro julgamento em outubro, a corregedora sustentou a necessiade de abertura do processo contra Zveiter.

    Segundo as denúncias, o magistrado na época, presidente do Tribunal de Justiça do Rio teria fornecido informações, favorecendo assim a incorporadora, quando da análise do caso pela corte fluminense. Em seu voto, a ministra Eliana Calmon destacou os vínculos entre a Cyrela e Zveiter. O escritório de Advocacia da família do magistrado patrocina várias causas da empresa.

    Votaram a favor da instauração do processo administrativo disciplinar, além da relatora, os conselheiros Neves Amorim, Carlos Alberto Reis de Paula, Ney de Freitas, Wellington Saraiva, Jefferson Kravchychyn, Jorge Hélio e Gilberto Martins.

    Foram vencidos o presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, e os conselheiros Tourinho Neto, José Lucio Munhoz, Silvio Rocha, Marcelo Nobre e Bruno Dantas.

    Detalhe: a decisão do CNJ não prevê o afastamento de Zveiter de suas funções atuais no TRE-RJ e TJRJ. (Proc. nº 0002979-13.2010.2.00.0000).

    Máfia das arbitragens

    Zveiter foi declarado - à época em que era presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - "persona non grata" ao Sport Club Internacional, em Porto Alegre. No caso da "máfia das arbitragens", em 2005, foi de Zveiter a decisão de mandar repetir várias partidas de futebol.

    Os novos resultados deslocaram o clube colorado e favoreceram o Corinthians.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aberto-processo-disciplinar-contra-o-desembargador-luiz-zveiter/2956766

    Informações relacionadas

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 13 anos

    Princípio “actio nata”

    Conselho Nacional de Justiça
    Jurisprudênciahá 12 anos

    Conselho Nacional de Justiça CNJ - Reclamação Disciplinar: RD XXXXX-13.2010.2.00.0000

    Solana Moraes, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Chocante: Órgãos de bebês abortados nos EUA são traficados pelo mundo

    Questões Inteligentes, Administrador
    Artigoshá 10 anos

    Formas de provimento na Administração Pública Federal

    Escola Brasileira de Direito, Professor
    Artigoshá 7 anos

    Prescrição: o que se entende pela teoria da Actio Nata?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)