Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Saque do FGTS e seguro-desemprego imediatos para ex-trabalhadores da Fugast

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    Centenas de trabalhadores dispensados, na década passada, pela Fugast - Fundação de Gastroentelogia do RS que prestavam serviços a órgãos do Estado tiveram hoje (27) uma boa notícia de origem judicial.

    Decisão proferida pela juíza Flavia Cristina Padilha Villande, da 27ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, determina que a Fundação, no prazo de cinco dias, proceda à expedição de alvarás aos ex-empregados para saque do FGTS e lhes entregue as guias para encaminhamento do seguro-desemprego.

    Anteriormente transitou em julgado a decisão do STF e os trabalhadores foram dispensados, sem terem recebido qualquer verba rescisória.

    Na seara política, o governador Tarso Genro está prometendo dar uma solução para a situação nos próximos dias, já que para o pagamento das parcelas rescisórias são necessários aproximadamente R$ 15 milhões.

    Enquanto isso, o escritório Paese, Ferreira, Kliemann e Advogados Associados ajuizou, em nome do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do RS - SERGS e das demais entidades sindicais representativas das categorias envolvidas, a ação judicial hoje decidida em relação ao pleito liminar.

    Leia a íntegra da decisão judicial

    (Proc. nº 0000430-49.2011.5.04.0027).

    Vistos, etc.

    1) Considerando os documentos já juntados aos autos; considerando que os fatos alegados são de conhecimento público e notório (tendo sido amplamente divulgados nos meios de comunicação); bem como considerando a natureza alimentar dos créditos do FGTS e seguro-desemprego, restam preenchidos os requisitos do art. 273 do CPC, termos em que defiro a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional requerida pelos sindicatos-autores, para determinar que:

    1.1) a Secretaria da Vara proceda à expedição de alvarás aos substituídos para saque do FGTS, mediante fornecimento, pelos sindicatos-autores, de listagem contendo os dados necessários para tanto (admissão, demissão, PIS e CTPS).

    1.2) a reclamada, no prazo de cinco dias, proceda à entrega das guias para encaminhamento do seguro-desemprego, aos substituídos, conforme listagem juntada aos autos, sob pena de pagamento de multa diária, a título de astreintes, fixada em R$1.000,00.

    2) Notifiquem-se as partes da presente decisão, sendo o reclamado por oficial de Justiça, em regime de urgência;

    3) Notifique-se, ainda, o reclamado para comparecimento à audiência inicial, na forma da lei.

    Intimem-se".

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações125
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saque-do-fgts-e-seguro-desemprego-imediatos-para-ex-trabalhadores-da-fugast/2661557

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)