Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

A convivência dos avós com os netos agora é lei

Publicado por Espaço Vital
há 13 anos

Por Delma Silveira Ibias,

advogada e presidente do IBDFAM/RS.

Foi sancionada pela presidenta da República, na terça-feira (29) a Lei nº 12.398/2011 que estende aos avós o direito à convivência com os netos. A nova lei acrescenta parágrafo único ao artigo 1.589 da Lei nº 10.406/2002 do Código Civil, e dá nova redação ao inciso VII do artigo 888 da Lei 5.869/1973 do Código de Processo Civil.

O parágrafo único acrescentado ao art. 1.589 do Código Civil/02, diz o seguinte: O direito de visitas estende-se a qualquer dos avós, a critério do juiz, observados os interesses da criança ou do adolescente.

O inciso VII do art. 888 do Código de Processo Civil, traz a seguinte redação: A guarda e a educação dos filhos, regulado o direito de visitas que, no interesse da criança ou do adolescente, pode, a critério do juiz, ser extensivo a cada um dos avós.

Foi em boa hora a aprovação desta lei regulamentando o direito de visita aos avós, e poder assim, conviver e participar ativamente, da vida dos netos. É importante que se registre que os tribunais brasileiros já vinham concedendo, aos avós, o direito de visitas aos netos. Contudo, alguns magistrados de primeiro grau, ainda não conferiam essas visitações, sob a argumentação de que não havia previsão legal para tanto.

O que se constata na prática, é a fixação e regulamentação das visitações, somente, em favor dos genitores, ficando os avós completamente esquecidos e à margem deste novo cenário na vida dos descendentes.

Na visão dos atores envolvidos nesses processos de conflitos familiares, fica muito claro que a continuidade dessa convivência entre avós e netos, é de extrema importância na formação da personalidade dos pequenos.

É sabido que a modernidade vem alterando a concepção tradicional da família contemporânea, como sendo um espaço de convivência entre pais, filhos, padrastos, irmãos, meio-irmãos, avós, etc, principalmente, quando a dependência econômica e emocional mudaram os laços e os ambientes familiares, cada vez mais filhos permanecem na casa dos pais e acabam criando seus filhos na companhia destes, formando, assim, uma família ampliada, onde os avós têm o papel de segundos pais.

Portanto, nada mais coerente e prudente que, com a separação dos genitores, os avós, tanto maternos, quanto paternos, continuem a conviver normalmente com os netos.

Aduz lembrar que os avós há muito vêm sendo obrigados pelas decisões judiciais a prestarem alimentos aos netos, ainda, que de forma subsidiária, ou seja, para complementar a pensão alimentícia paga pelos genitores, via de regra, o pai biológico.

Logo, a recíproca deve ser verdadeira, pois se os avós têm a obrigação de sustento, (art. 1.698 Código Civil/02), nada mais justo, que agora tenham, também, conferido a seu favor, o direito de convivência, salutar e imprescindível para o bom desenvolvimento psicossocial dos netos.

É certo afirmar que a manutenção de laços com a família mais ampliada, trará incontáveis benefícios à educação e ao bom desenvolvimento da criança e do adolescente, contribuindo, inclusive para minorar os efeitos nocivos naqueles casos em que se faz presente a alienação parental.

Saudamos a entrada em vigor desta nova lei em nosso sistema jurídico.

dibias@redemeta.com.br

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações127918
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-convivencia-dos-avos-com-os-netos-agora-e-lei/2629881

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 10 anos

Quais os direitos dos avós na hora de verem seus netos?

Rosânia Silva, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação de Regulamentação de Visitas Avoengas

Direito Familiar, Operador de Direito
Artigoshá 7 anos

Direito de visitas dos avós aos netos

Lorena Alice Cruz, Advogado
Artigoshá 7 anos

Direito À/DA FAMÍLIA EXTENSA: do direito dos avós e tios à visitação de crianças e adolescentes

Anne Lacerda de Brito, Advogado
Artigoshá 2 anos

Quando os avós podem ter a guarda dos netos?

79 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Criticar sabemos muito bem. Juízes, Parlamentares e criadores de leis etc... não tem a convivência diária com a criança . Sabemos que existe todo tipo de gente (avós) . A criança no meu entender ela nos seus primeiros dias de vida e até completar a idade que ela entenda tudo deve ser protegida, resguardada de toda e qualquer tipo de exposição, constrangimento e disputa. Não sou a favor dessas inovações como disse existe todo tipo de gente e muitas vezes as crianças inocentes são usadas para atingir o outro. Penso que nem Juiz ,Conselho Tutelar nem Parlamentar sabem o tamanho do amor, zelo e carinho de uma mãe. Muitas coisas que acontecem com as crianças são causadas por familiares que não respeitam a criança. Toda criança deve ser respeitada, amada e educada, agora cada um com os seus direitos dados por leis fazem o que querem e o mais prejudicado nisso tudo é a "criança" que não é respeitada, são os únicos que não tem direitos. continuar lendo

Mas os avós ,não são qlquer gente"são segundos"Pais" a avó principalmente e a segunda Mãe,e tem MTS casos q avó criou ou substitui a Mãe,pq não podemos generalizar,tem mães que sequer amam seus filhos abandonam,maltratam e TD sorte d maldades,axo importante interagir com os avós na criação e convívio com os netos!! continuar lendo

Sou avó e não gostaria de ser privada de conviver com meus netos por causa de disputas entre pais. Mas geralmente a criança é usada e vira moeda de troca pelas partes em questão. Geralmente se priva a convivencia com os avos sem consultar a criança quando ja compreendem e quando não apenas afastam e pronto. Lembre quem tem filhos que um dia serão avós e podem passar por essas situações. Fica o alerta. Aprovo a lei que resguarda pelo menos o minimo de convivencia com quem amamos tanto. continuar lendo

Esta cometendo o erro de generalizar. continuar lendo

Mais você também não sabe o tamanho do amor de uma avó. E o quanto nós sofremos com a imcompreençao de certas mães. Que muitas vezes pra se vingar do ex marido nós priva avós paterno da convivência dos nossos netos amados.
Eu sou uma dessas pessoas que sofre com a maldade de uma ex nora. Então acho mais que justos com os avós este direito. Pq quando é pra pagar pensão que o pai não paga, somos nós que somos obrigados. Então pra nós avós só sobra deveres? E os direitos?
Me desculpe mais acho que vc ainda não é avó. No dia que isso acontecer você vai ver o tão grande é o amor de um avó continuar lendo

Parabéns pela coragem.
Já dizia o sábio Rui Barbosa “não se deixem enganar pelos cabelos brancos, os canalhas também envelhecem”.
Há idoso honrado e há quem não o seja. Cabelo branco não é certificado de moral.
E tem outra, muito avô e avó deu uma educação do qual o filho se ressente. A Psicologia deixa claro que punição física não educa. Qualquer um pode discordar mas pro Direito opinião não tem mais valor que Ciência. Aí o avô ou avó quer educar o neto, na visita, como educou o filho. Eu pago a multa que for mas na minha filha ninguém bate, nem meus pais.
É completamente possível dar limite sem ter que bater. continuar lendo

Pelo vidto vc nao r avó. Fale por vc. Amo meus netos acima de tudo. É nem toda mãe é tão protetora como vc diz. Usa o filho para chantagear é manipular situações. É não sendo suficiente prática a força da alienação parental. Separa o neto de avós que o amam e convive com parentes próximos a ela com caráter dúbio. continuar lendo

Verdade, mas as vezes os avós cuidam mais do que a própria mãe, e mesmo assim ainda não querem que os avós tenham direito de ver, ou passar um dia com a criança, adolescente, enfim. Temos que vê os dois lados. Vó é mãe duas vezes e tem sim direito de conviver com a criança, cada um com sua opinião. continuar lendo

Vc está certa e, ao mesmo tempo, desatualizada. Deixa eu te perguntar: vc sabia que em caso de maus tratos, abandono e abusos contra a criança, os avós serão os responsáveis por ela? A criança será entregue aos avós? Vc sabia disso?
Vc sabe que existem mães maldosas, agressivas e pais que agridem e abusam suas próprias crias? Vc sabe que existe mães que acobertam as agressor/abusos de filhos (as) cometidos pelo pai/padrasto?
Minha cara, o mundo tá diferente desse que vc ainda.vive.
Os avós são os protetores dos netos. Eles amam, mais do que os pais.
Tem um caso que o avô foi ao conselho tutelar, denunciar a própria fila pq ela pariu um filho e, depois de 2 meses, o filho não foi registrad. Pq o pai da criança era um ex presidiário que não estava indo ao fórum assinar a declaração que ele tinha que assinar todo mês. Então estavam com.medo dele ser preso por isso. Entao, depois da denuncia ao conselho tutelar, registraram o bebê. E proibiram dos avós verem o neto. Os avós entraram na justiça e tem o direito de ficar com o neto a cada 15 dias, por 2 dias.
Resumindo, avós são pais em dobro. Avós, tem sim, direito de ver os netos. E os netos, tem sim, o direito de convívio com os avós. continuar lendo

Concordo com você no que diz respeito aos direitos da criança, porém, cada caso, é um caso, eu por exemplo sou avò que tenho mais amor pelos meus netos do que mesmo os próprios pais, que abandonam os filhos por qualquer coisa que seja do interesse deles, e se não fosse meu esposo e eu, não sei o que seria dessas crianças hoje, agora mesmo estou lutando pelo segurança e bem estar do meu neto, que está convivendo com o "pai" e a madrasta que oprime e detona com o psicológico dele, se você tem uma experiência negativa moça, não generalize, não olhe apenas para você, entenda que a sua volta, existem pessoas com problemas completamente diferente dos seus, e que essa lei veio ser para muitas crianças como um verdadeiro bálsamo para suas almas continuar lendo

Disse bem, existe todo tipo de gente, seja avós como mães. . continuar lendo

Sim, existe todo tipo de gente, e de maes tbm. Os avós são pais 2 vzs e tbm tem obrigaçao sobre a pensao. Mt justo e seguro que o poder nao esteja na nao de 1 só!!!Mts maes usa o seu poder de mae para usar o filho em beneficio a si propia. Conheço muitas! continuar lendo

Vou fazer um breve comentário porque, eu como avó, estou excluída literalmente da convivência com minha netas. A começar pelo sobrenome que minha nora não permitiu que as crianças usassem o meu sobrenome e, esse fato para mim já bem constrangedor sem contar que a família da minha nora, (TODOS da família sabem onde eles moram inclusive meu marido) e eu, se quer sei o endereço. Observação: Antes do casamento, nunca tive problemas de relacionamento nem com a minha nora e nem com meu filho...isso só veio acontecer após o casamento. Simplesmente fui excluída da vida deles, pois não sei de absolutamente nada sobre eles e como consequência, não tenho convívio com as minhas netas...quando vem aqui em casa, não passam mais de meia hora e é no máximo uma vez por ano e, eles têm automóveis e não moram em outro estado...é uma questão de 40 minutos de carro a distância entra a minha casa e a deles...sou uma pessoa triste, porque sempre fiz de tudo pelo meu filho e sempre estive presente em tudo na vida dele...tenho plana consciência que não faltou nada pra ele, nem estudo que inclusive, banquei o curso de direito os cinco anos do e a pós graduação, nunca faltou alimento, carinho, atenção, vestimenta, e até carro eu banquei para ele...e hoje, ele literalmente não quer que eu faça visitas a ele pois, nunca me convidou para ir à casa dele, e se quer sei onde mora...tenho 03 netas e não convivo com elas...nunca fiz com ele passasse nenhum tipo de vexame ou constrangimento e sou uma pessoa tenho uma formação acadêmica, tenho uma profissão honrada pois sou professora e inclusive estou terminando terminando o curso de direito...mas, até hoje, não sei o que aconteceu para que o rumo da nossa história tivesse mudado...mesmo eu tenho conhecimento em psicologia, não consegui anida saber o que foi que aconteceu para a mudança do comportamento dele. Quem sabe um dia, Deus me mostre o porquê disso... continuar lendo

Querida Alzenda! O seu problema é o mesmo que o meu. Meu filho casou e não nos convidou nem para o casamento. Moro em Brasília, li seu relato e bate com o meu , inclusive tenho 2 netas, uma tem 10 anos e faz 7 anos que não a vejo, inclusive hoje ela está fazendo 10 anos neste dia 18 de maio de 2016. O pior é que não tenho como me comunicar com ela. Ela não tem facebook, ela está somente numa foto que aparece no facebook do irmão da minha nora. Ah! tenho outra neta que descobrimos num site que surgiu e no mesmo dia tiraram do ar , inclusive foi tema do jornal nacional, mas foi o tempo certo que deu para minha filha investigar sobre esse meu filho, porque eu sempre dizia para ela que eu tinha certeza que eu já tinha outra ou outro neto, e nesse dia ela entrou no site, parece que o site era "tudo sobre todos" e ali aparecia o nome de meu filho, o nome das outras 2 netas, foi aí que fiquei sabendo que tinha outra neta e que já estava com 3 anos e meio. Como o seu filho, eu e meu marido fizemos tudo para os nossos filhos se formarem e principalmente esse filho que não atende nossos telefonemas, ele é médico pediatra, neonato e de UTI, ele trabalha no Hospital São Paulo ali perto da Vila clementino, Vila Mariana. Quando descobrimos sobre minha segunda neta, minha filha ligou para ele e ele atendeu e ela avisou a ele que já estávamos sabendo sobre o nascimento da Luisa, ele só falou que ela é linda, desligou o celular e bloqueou o celular, nunca mais nos falamos. A primeira neta ela não aparece em nenhum lugar, ela aparece sempre com o desenho de um urso panda, não tenho noção de como ela está. Eles escondem tudo da gente. Vou entrar na justiça contra ele com Alienação Parental, eu estou com a síndrome de Alienação Parental, choro todos os dias, estou muito triste, porque além do que eu estou te contando ele era o filho com quem eu ma dava bem e que eu tinha uma atenção bem maior por ele, inclusive o ciúme da minha filha e do meu outro filho mais velho era grande e eles diziam que eu puxava mais para o lado dele e que um dia eu ia me arrepender , porque ele ia aprontar para mim e dito e feito isso aconteceu. Mas agora vai pela justiça que vou pedir a regulamentação de visita para eu ver minhas netas. O direito é delas de terem uma convivência comigo. Só sei que a mulher dele vai ter uma síncope quando ela perder na justiça, e vai ter que me aturar no apto deles ou o juiz deixar que elas venham para Brasília, que é uma cidade linda e ficar aqui nas férias escolares. Cansei de ver que os outros avós podem tudo e eu não posso nem ver fotos de minhas netas e de poder mostrar que o pai delas tem uma família e que o pai delas também teve avós, poder mostrar que ele teve muitos outros tios e que a avó e avô de ambas as parte de pai e mãe e que eram de famílias enormes. Poder mostrar a foto do pai dela de quando ele era criança.Querida eu peço a Deus que tudo dê certo , mas vou ajudar a Deus que isso aconteça um pouco mais rápido, hahahaha!!!! Beijos querida e que você se imponha e consiga com que te respeitem, e afinal das contas você é a avó dessas crianças e merece respeito. Beijos. Meu facebook é só colocar meu nome Marlene Hortega Consoli te aguardo lá. Sou paulista de Piracicaba. continuar lendo

Deus te conforte e abençoe ,pq sei q e triste ser abandonada por um filho ,que vc deu tudo amor ,carinho,ensino ,mas eu creio q um dia eles irão se concientizar e retornar ,tenha fé em Deus!! continuar lendo

Muito bom.Trnho um neto 4 anos e a mãe dele vem praticando alienação parental.Há mais ou menos vum ano ela mudou para outro município pra dificultar minha convivência com o meu neto,a ponto de ele não ter mais interesse em ter contato comigo.Esse artigo é muito importante.Obrigada continuar lendo

Meu filho entrou na justiça pedindo dissolução da união estável, e tem um filho de 6 anos,eles combinaram em fazer guarda compartilhada,ofereceu pensão,tudo certinho,ela concordou com tudo pelo whatassap,ele alugou uma cas na mesma rua que ela e como é servidor público e tem mais disponibilidade que a mãe,passou a buscar na escola e cuidar do filho á tarde toda,ajudando nos deveres,enfim somente entregava o filho à noite pra mãepediu permissão para a mãe,ela permitiu,marcou uma viagem para praia comigo (avó) e av e meu netinho de 6 anos,hotel pago e tudo,na véspara da viajem ligou para avisar que iria buscá-lo.Ela disse estamos morando no Rio e n´´os moramos em S.P.,interior,ficamos desesperados,ela enganou meu filho e todos nós.Ela disse que pediu guarda unilateral,ái meu filho mudou o pedido dele para guarda unilaterál,sendo que eles iriam morar comigo,pois sempre os ajudei a cuidar,tenho somente esse neto e o amo como filho.Temos intenção de por ele em uma escola particular,temos condições de pagar pois ela matriculou meu neto em uma escola pública no R.J. Estamos muito preocupados por conta da violência de lá,tendo em conta que toda a família dela mora no Interior de S.P. também,ela não tem ninguém,somente um namorado que acaba de conhecem. Nos preocupa muito!Aprovadíssima essa lei!!! continuar lendo

Joice seu caso
é muito parecido com o meu.
Minha ex nora chegou a passar 3 meses sem nós dá notícias.
Meu filho teve que recorre a justiça pra procurar por ela continuar lendo