Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Ainda sem acórdão!

Publicado por Espaço Vital
há 13 anos

O Plenário do STF, por unanimidade, julgou procedente em 08.09.2010 a ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Conselho Federal da OAB para declarar inconstitucional parte da Medida Provisória nº 2.164. Com a decisão, os honorários advocatícios nas ações entre o FGTS e os titulares das contas vinculadas podem ser cobrados.

A ação tramitava desde 3 de outubro de 2002. O primeiro relator sorteado foi o ministro Sidney Sanchez, que se aposentou em 26 de abril de 2003, ao ser alcançado pela aposentadoria compulsória (70 de idade). O relator atual é o ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo.

Insatisfeita com a demora na publicação do acórdão o CF-OAB peticionou ao relator, em 8 de dezembro passado, expondo que toda a advocacia está ansiosa pela divulgação e que, segundo informações obtidas junto à Seção de Controle de Acórdãos do tribunal, a publicação ainda não teria sido feita porque faltariam as correções taquigráficas de um dos ministros que participaram do julgamento.

O problema da morosidade foi exposto pelos signatários da petição, o presidente da OAB nacional Ophir Cavalcante e o advogado Oswaldo Pinheiro Ribeiro Junior, segundo os quais o tribunal não se manifestou sobre a operação imediata dos efeitos da decisão independentemente da publicação do acórdão, sendo inúmeros os processos em andamento e suspensos no âmbito da justiça federal de primeiro e segundo graus que aguardam a publicação, visto que somente com ela é os magistrados poderão aplicar o paradigma a tais feitos.

O pedido é de que pela importância do tema à Advocacia -, sejam adotadas providências que possibilitem a disponibilização e publicação do acórdão.

A petição no formato eletrônico foi remetida ao gabinete da presidência do tribunal em 9 de dezembro de 2010 e a classe ainda espera pela publicação do acórdão.

  • Publicações23538
  • Seguidores515
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ainda-sem-acordao/2565426

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)