Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Médicos reclamam de interferência dos planos de saúde em tratamentos

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    Pesquisa do instituto Datafolha, encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pela Associação Brasileira de Medicina (AMB), revelou que 92% dos médicos brasileiros afirmaram que os planos de saúde interferem de alguma forma em sua autonomia técnica. Cerca de dois em cada dez doutores alegam que este é um procedimento comum a todos os planos ou seguros de saúde.

    Conforme o levantamento, que foi realizado com 2.184 médicos, a interferência ocorre em todas as regiões do país, com índices que variam entre 90% e 95%.

    Entre as maiores intervenções relatadas estão as glosas de procedimento ou medidas terapêuticas (78%) e ingerência no número de exames (75%). Em seguida aparecem as restrições a doenças pré-existentes e a interferência em atos diagnósticos e terapêuticos mediante designação de auditores.

    Dos médicos entrevistados, 80% atendem apenas por planos ou seguros de saúde, enquanto os outros 20% representam consultas particulares. Atualmente, o Sudeste concentra 55% dos profissionais no país. Na pesquisa, os médicos também atribuíram notas ao trabalho das operadoras. A média nacional ficou em 5 em uma escala que vai de zero a dez. Os mais críticos estão localizados no Centro-Oeste (4) e no Sudeste (4,9).

    Segundo o Datafolha, a Cassi foi considerada a operadora que mais interfere na autonomia técnica do médico, tendo sido citada entre os três planos que mais fazem intervenções em todos os sete serviços avaliados. A Amil, mencionada em cinco aspectos, ficou com a segunda posição no ranking de maior presença.

    O presidente da APM, Jorge Carlos Machado Curi, observou que a ingerência das operadoras na saúde suplementar, que veio para auxiliar a saúde pública, prejudica a população e traz prejuízos financeiros ao setor, além de colocar em risco, em determinadas situações, a vida de pessoas que necessitam de atendimento rápido.

    Os dados do levantamento mostram que infelizmente, não estamos cumprindo o papel que se espera de nós. O exercício da medicina está sendo prejudicado por intervenções em nosso trabalho, afirmou Curi.

    Segundo ele, já há casos de pacientes que deixaram o sistema suplementar para recorrer ao setor público, que notadamente carece de financiamentos para ampliar sua cobertura de forma eficaz.

    Já o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, avaliou que falta transparência no atendimento da saúde e defendeu a revisão na regulamentação das relações entre as operadoras e os prestadores de serviço.

    Deixar isso apenas por escrito é tripudiar sobre os direitos da sociedade. Se não tiver independência, não termos condições de exercer plenamente o exercício da medicina, disse Gomes do Amaral.

    A pesquisa foi feita entre os dias 23 de junho e 24 de agosto. A margem de erro máxima, considerando um nível de confiança de 95%, é de cinco pontos percentuais. (Com informações do Valor Econômico)

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações286
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medicos-reclamam-de-interferencia-dos-planos-de-saude-em-tratamentos/2491941

    Informações relacionadas

    Médicos protestam contra planos de saúde

    Academia Brasileira de Direito
    Notíciashá 14 anos

    Diante dos baixos valores recebidos, médicos recusam planos de saúde Os clientes que pagam pelo serviço saem no prejuízo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)