Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB abre processo disciplinar contra advogado que admitiu ser usuário de drogas

    Publicado por Espaço Vital
    há 13 anos

    O presidente da OAB de Minas Gerais, Luís Cláudio Chaves, determinou ontem (17) a abertura de um processo disciplinar contra o advogado Ércio Quaresma, que declarou publicamente ser usuário de drogas.

    Quaresma defende o goleiro Bruno da acusação de envolvimento no desaparecimento e morte de Eliza Samúdio, ex-namorada do jogador.

    De acordo com o presidente da OAB mineira, a portaria de início do processo disciplinar pede que seja avaliada a concessão de uma suspensão preventiva, o que afastaria liminarmente Quaresma do exercício da profissão.

    Ele revelou à imprensa que é vicíado em ´crack´. Na terça-feira (16), foi exibido na programação da TV Alterosa-MG, afiliada do SBT, um vídeo em que Ércio Quaresma aparece em uma favela de Belo Horizonte (MG), ao lado de outros usuários de drogas. Nas imagens, o defensor do atleta aparece trajando um paletó e fumando a pedra.

    Me dá uma beiradinha, pede o advogado que teria gasto R$ 20 com a droga. A gravação - segundo o SBT - foi feita no dia 29 de outubro deste ano.

    Ércio Quaresma, 46 anos, já havia admitido que era usuário em entrevista ao jornal O Dia, do Rio de Janeiro, no último domingo (14). O criminalista está passando por um tratamento com o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, PhD em dependência química na Inglaterra. Os dois estão escrevendo um livro chamado Bico na lata, que contará a luta do advogado contra o vício em crack.

    Quaresma avalia que "o crack - depois da bomba de Hiroshima - é a substância talvez mais avassaladora que o ser humano pode ter inventado". Ele precisa ser notificado sobre a abertura do processo e, depois disso, tem 48 horas para justificar as declarações.

    A Comissão de Ética e Disciplina da OAB-MG, diante da repercussão do caso, vai analisar a possibilidade ou não de aplicar uma suspensão preventiva, até que o processo disciplinar possa ser julgado pelo Tribunal de Ética e Disciplina.

    Veja as imagens reproduzidas no saite do jornal Diário de Pernambuco.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1826
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-abre-processo-disciplinar-contra-advogado-que-admitiu-ser-usuario-de-drogas/2471519

    Informações relacionadas

    Marco Alencar de Mesquita, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Questão Comentada – Deontologia – IV Exame

    Advogado da OAB-PR usa experiência de superação no combate às drogas

    Pedro Magalhães Ganem, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    A atuação do advogado na Lei de Drogas

    João Marcos Carrasco, Bacharel em Direito
    Artigoshá 4 anos

    A Ética do Profissional da Advocacia no Âmbito do Direito Criminal

    Daiana Takeshita, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    O Código de Ética da OAB e o dever de Prestação de Contas do Advogado para com seu cliente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)