Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gilmar Mendes teria pedido vista em sessão após receber ligação de José Serra

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    O Jornal Folha de São Paulo publicou hoje matéria em que afirma que, após receber uma ligação do candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, o ministro do STF Gilmar Mendes interrompeu o julgamento de um recurso do PT contra a obrigatoriedade de apresentação dos dois documentos na hora de votar.

    Serra teria pedido que um assessor telefonasse para Mendes pouco antes das 14h. A solicitação teria sido testemunhada pela Folha de São Paulo.

    No fim da tarde de ontem (29), Mendes pediu vista, adiando o julgamento. Sete ministros já haviam votado pela exigência de apresentação de apenas um documento com foto, descartando a necessidade do título de eleitor.

    A obrigatoriedade da apresentação de dois documentos é apontada por tucanos como um fator a favor de Serra e contra sua adversária, Dilma Rousseff (PT). A petista tem o dobro da intenção de votos de Serra entre os eleitores com menor nível de escolaridade.

    Após pedir que o assessor ligasse para o ministro, Serra teria recebido um celular das mãos de um ajudante de ordens, informando que o ministro do STF estaria do outro lado da linha.

    Ao telefone, Serra teria cumprimentado o Gilmar Mendes como "meu presidente". Durante a conversa, caminhou pelo auditório onde ocorria o encontro. Após desligar, brincou com os jornalistas: "O que estão xeretando?"

    Depois, por meio de suas assessorias, Serra e Mendes negaram a existência da conversa.

    Antes da interrupção, foi consenso entro os ministros que votaram que o eleitor não pode ser proibido de votar pelo fato de não possuir ou ter perdido o título.

    O resultado do julgamento já está praticamente definido, mas o seu final depende agora de Mendes. Se o Supremo não julgar a ação a tempo das eleições, no próximo domingo, continuará valendo a exigência.

    À Folha, o ministro disse que pretende apresentar seu voto na sessão de hoje. (Com informações da Folha de São Paulo).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações899
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gilmar-mendes-teria-pedido-vista-em-sessao-apos-receber-ligacao-de-jose-serra/2398298

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)