Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhadora deverá ter plano de saúde por ter adquirido lesão por esforço repetitivo

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Uma ex-funcionária do Banco do Brasil, que adquiriu lesão por esforço repetitivo, conseguiu o direito de receber tratamento de saúde, a ser pago integralmente pelo banco. A decisão foi da SDI-2 do TST, que negou provimento ao recurso ordinário da instituição financeira e manteve a sentença favorável à trabalhadora.

    O caso iniciou-se quando o juiz da 2ª Vara do Trabalho de Aracaju (SE) concedeu pedido de tutela antecipada à ex-bancária, determinando que o Banco do Brasil fornecesse tratamento de saúde através de plano integralmente custeado pela instituição. O juiz fundamentou a sentença na necessidade de a trabalhadora, acometida por lesões de esforço repetitivo durante o contrato de trabalho, ter de realizar tratamentos médicos constantes, enquanto durar a enfermidade, já que não possuía condições materiais para isso.

    Contra essa decisão, o Banco do Brasil interpôs mandado de segurança, que foi indeferido pelo TRT-20, que entendeu que a antecipação de tutela não ofendia direito do banco. Para o tribunal regional, os documentos médicos provaram o nexo de causalidade entre a doença e as atividades laborais e a decisão teve o objetivo de diminuir os efeitos dos problemas de saúde.

    O banco recorreu ao TST, por meio de recurso ordinário. Entre outras alegações, sustentou que não se provou a relação entre a doença e a função exercida pela trabalhadora. Contudo, a relatora do processo na SDI-2, juíza convocada Maria Doralice Novais, considerou correto o julgamento do TRT-20. Segundo ela, a decisão preencheu os requisitos da antecipação de tutela e demonstrou a existência de dano de difícil reparação, com a possibilidade do agravamento das lesões, o que levaria a um possível prejuízo irreparável à saúde.

    Doralice ainda ressaltou que o TST tem reiteradamente se manifestado no sentido da manutenção do plano de saúde e, ainda, o ressarcimento de despesas não cobertas pelo plano em casos semelhantes a esse. Para a relatora, o ato impugnado também não feriu o direito líquido e certo do banco, pois está de acordo com a Orientação Jurisprudencial nº 142 da SDI-2, segundo a qual é autorizada, nos casos de doença profissional, a antecipação de tutela por parte do juiz.

    Assim, com esses fundamentos, a SDI-2, por unanimidade, negou provimento ao recurso ordinário do Banco do Brasil. (Proc. n 9700-08.2009.5.20.0000 - com informações do TST).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhadora-devera-ter-plano-de-saude-por-ter-adquirido-lesao-por-esforco-repetitivo/2190439

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)