Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhador avulso não tem direito às férias vencidas em dobro

    Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

    Embora a Constituição Federal garanta igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo permanente e o trabalhador avulso, essa igualdade não permite o pagamento em dobro das férias vencidas.

    Por isso, a 5ª Turma do TST não conheceu recurso de portuário com o objetivo de reformar decisão do TRT da 12ª Região (SC) favorável ao OGMS - Órgão de Gestão de Mão-de-Obra Portuária de Imbituba.

    O OGMS é uma entidade sem fins lucrativos que intermedeia a mão de obra nos portos e, nessa condição, repassa ao trabalhador o pagamento feito pelas empresas tomadoras de serviço. O valor referente às férias é repassado mensalmente, segundo acordos coletivos como os sindicatos da categoria.

    No caso do processo, o TRT catarinense entendeu que, devido à peculiaridade da relação de trabalho, o portuário não teria direito às férias em dobro. Inconformado, ele recorreu ao TST.

    No entanto, para o ministro João Batista Brito Pereira, relator do processo na 5ª Turma, o artigo 137 da CLT, que determina o pagamento em dobro das férias vencidas, tem por destino o empregador, que está obrigado a estabelecer a época das férias do empregado dentro do período legal. (RR nº 924/2007-043-12-00.3 - com informações do TST).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-avulso-nao-tem-direito-as-ferias-vencidas-em-dobro/2114787

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)