Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gaúcho retira o sobrenome da mãe e acrescenta o patronímico do avô e o sobrenome do pai

    Publicado por Espaço Vital
    há 16 anos

    O gaúcho N.S.S.ganhou o direito de retirar o sobrenome da mãe e acrescentar o patronímico do avó paterno, bem como incluir o sobrenome de seu pai, que não o possuía, como forma de homenageá-lo. Com isso, ele passa a ser N.F.S.F. O processo tramitou na Vara de Registros Públicos de Porto Alegre.

    O requerente comprovou na inicial, por meio de extensa prova documental, que no momento em que ocorreu o assentamento no Registro Civil do seu pai, houve omissão e equívoco por parte do registrador o que provocou mudanças no patronímico paterno, impedindo a continuidade do nome da sua família.

    O pai do autor da ação sempre manifestou a vontade de ter o mesmo sobrenome do avô do requerente, bem como ao dos seus três irmãos, mas nunca buscou retificar tal erro, pois sempre ouvira falar que "era difícil, senão impossível".

    O autor alegou que "o registro civil deve realmente espelhar a dinâmica da vida, e não a situação estática posta no momento em que houve o seu lançamento". Também sustentou que, "com o passar do tempo, a jurisprudência tem entendido que o princípio da imutabilidade do nome não é absoluto e, principalmente se preocupa com a perpetuação do nome dos antepassados, inclusive para evitar o esquecimento da origem e do vínculo com os mesmos".

    Em relação à supressão do sobrenome materno, ficou demonstrado pelas provas juntadas aos autos que aquele nunca foi usado na identificação do autor, não interferindo na sua identificação perante a sociedade.

    O juiz Antônio Carlos Antunes do Nascimento e Silva, da Vara de Registros Públicos, afirmou na sentença que “visando-se preservar a segurança jurídica do nome que cada pessoa proporciona à sociedade, a manutenção dos patronímicos de família tem por finalidade evidenciar a correta e direta origem, sem alterações que possam desfigurar os nomes, modo substancial, no que se refere à conformação e estrutura”.

    O advogado Lauro Rocha Júnior atuou em nome do requerente. A decisão transitou em julgado. (Proc. n˚ 1070060529-4).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações410
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gaucho-retira-o-sobrenome-da-mae-e-acrescenta-o-patronimico-do-avo-e-o-sobrenome-do-pai/15878

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)