Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Extinta a punibilidade contra a “falsa grávida” paulista

Publicado por Espaço Vital
há 9 anos

Extinta a punibilidade contra a falsa grvida paulista

A Justiça de São Paulo encerrou formalmente a ação penal instaurada contra a pedagoga Maria Verônica Aparecida Santos, moradora de Taubaté (SP). Ela ganhou notoriedade em 2012, por inventar uma gravidez de quadrigêmeas. O marido dela, Kleber Vieira, participava.

O casal respondeu por suposto crime de estelionato depois de ter recebido presentes e ajuda financeira para cuidar de quatro 'Marias', que nunca existiram.

O advogado de defesa, Enilson de Castro, afirmou em 2012 que Verônica foi diagnosticada com pseudologia phantastica, doença que a fez criar um mundo da fantasia e acreditar na própria farsa.

Verônica e Kleber obtiveram a suspensão condicional do processo, na época, por apresentarem bons antecedentes e porque a pena mínima seria menor do que um ano.

Como os dois devolveram os presentes recebidos e não foram réus de outros processos criminais durante dois anos, a extinção de punibilidade foi declarada extinta pelo juiz Érico Gentil Leite, da Justiça estadual de Taubaté (SP).

A ação tramitou em segredo de Justiça, mas a decisão foi publicada na última sexta-feira (05) no Diário da Justiça Eletrônico.

A pedagoga e o marido ainda respondem a outro processo movido na esfera cível pelo advogado Marcos Antonio Leite, que começou a representar o casal, quando surgiram os indícios de farsa. Leite cobra uma dívida de R$ 15 mil em honorários. Oficiais de Justiça tentaram durante meses encontrar bens indicados pelo autor para penhora. Dois carros em nome de Kleber, porém, já haviam sido vendidos. Um terceiro automóvel foi penhorado e recolhido em outubro, mas o veiculo ainda não foi avaliado por problemas mecânicos e elétricos.

Ainda em 2012, Maria Verônica pagou R$ 4 mil de indenização por ter mostrado à imprensa um ultrassom como se fosse de suas filhas. As imagens, obtidas na Internet, eram do bebê de uma moradora de Blumenau (SC), que foi à Justiça e recebeu o valor em audiência de conciliação.

  • Publicações23538
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1884
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/extinta-a-punibilidade-contra-a-falsa-gravida-paulista/157225621

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)