Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Câncer raro nos ossos

Publicado por Espaço Vital
há 9 anos

O TRT do Paraná determinou pagamento de indenização a um técnico de Curitiba que trabalhou por 15 anos na manutenção de torres de telefonia e que desenvolveu um tipo raro de câncer nos ossos. As antenas não eram desligadas durante a execução do serviço.

A empresa Nokia Solutions and Networks do Brasil - antiga Siemens - pagará R$ 250 mil por danos morais além de pensão vitalícia correspondente a 50% do último salário.

O técnico foi admitido em agosto de 1986 e por mais de 15 anos realizou serviços de testes, reparos e instalações nas torres de transmissão de sinal.

Em 2002, um tumor foi encontrado na coxa direita do trabalhador, que foi diagnosticado como portador de condrosarcoma, um tipo raro de câncer nos ossos. Ele passou por diversas cirurgias, mas terminou aposentado por invalidez, aos 37 de idade.

Outros três colegas de trabalho desenvolveram o mesmo tipo de câncer e faleceram com idades de 28, 39 e 45 anos.

Embora a sentença de primeiro grau tenha sido de improcedência, a 7ª Turma do TRT-PR deu razão ao empregado, com base no laudo pericial: "informações da literatura médica relacionam as radiações eletromagnéticas com fenômenos celulares e genéticos capazes de promover câncer".

O acórdão afirmou ainda que "a empresa errou ao se omitir quanto à prevenção e ao monitoramento dos riscos, além de não ter feito controle da exposição do trabalhador à radiação". (Proc. nº 05608-2004-015-09-00-2).

  • Publicações23538
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações155
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cancer-raro-nos-ossos/155415031

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)