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20 de Abril de 2024

Hotel recua após multar hóspedes que o criticaram em saite de viagens

Publicado por Espaço Vital
há 9 anos

Hotel recua aps multar hspedes que o criticaram em saite de viagens

Um hotel britânico voltou atrás, após "multar" um casal de hóspedes em 100 líbras (cerca de R$ 400), depois que eles descreveram o estabelecimento como "um casebre podre e fedorento" no saite de dicas e avaliações de viagens Trip Advisor.

Tony e Jan Jenkinson postaram o comentário negativo depois de passarem uma única noite no Broadway Hotel, em Blackpool, no noroeste da Inglaterra.

Dias depois, o casal constatou um débito adicional de 100 líbras além do valor da diária - em seu cartão de crédito. O hotel alegou que fazia parte de sua política cobrar por "comentários negativos".

O Trading Standards (o Procon britânico), que está investigando o caso, disse que o hotel se comprometeu a não fazer mais cobranças desse tipo no futuro.

"Em cada crítica deixada em qualquer site, cobraremos uma taxa de no máximo 100 líbras por comentário negativo", afirmava uma das diretrizes do Broadway Hotel, reunidas em um documento à disposição dos hóspedes.

John Greenbank, diretor do serviço de proteção ao consumidor no norte da Inglaterra, afirmou que se surpreendeu com a cobrança. "Trabalho aqui há muitos anos e nunca vi nada semelhante. A administração desse hotel pensa claramente que inventou uma maneira de impedir comentários negativos, mas consideramos a atitude uma prática lesiva ao código de defesa do consumidor."

Segundo John McCreesh, do Serviço de Proteção ao Consumidor do Reino Unido, "os consumidores precisam ter liberdade para ser honestos sobre os serviços que recebem e os proprietários de hotéis devem focar em melhorar seu serviço em vez de tentar calar clientes insatisfeitos por meio de ameaças ou multas."

O editor de viagens do jornal britânico The Independent ressalta em artigo que, ainda que a cobrança seja "completamente descabida", ela evidencia "o desespero" vivenciado por muitos donos de hotéis com relação a resenhas online - já que alguns clientes têm ameaçado escrever críticas em saites caso não recebam descontos quando não se sentem satisfeitos com a estadia.

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