Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quarentena moderada para magistrado que reingressa na Advocacia

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    A Justiça Federal de Pernambuco decidiu que o ex-ministro do STJ, José de Castro Meira, poderá retornar ao exercício da Advocacia, sem precisar cumprir o período de restrição de três anos após a aposentadoria.

    De acordo com a sentença proferida pelo juiz Cláudio Kitner, da 35ª Vara Federal, "a quarentena imposta pela OAB impediria o livre ofício da profissão, reduzindo o padrão de vida do ex-ministro".

    Castro Meira foi ministro do STJ de 4 de junho de 2003 a 19 de setembro de 2013.

    A solicitação de retorno às atividades advocatícias - onde Meira atuara, antes de ingressar na magistratura federal, havia sido solicitada pelo ex-ministro ao Conselho Federal da OAB e à OAB-PE. Os órgãos negaram tal pedido, amparados no artigo 95 da CF, que visa regulamentar a atividade do magistrado no exercício de suas funções.

    Com a negativa do pedido, Castro Meira entrou com ação judicial. Na decisão, Kitner aponta que não se deve impedir, nesses casos, o exercício da Advocacia em âmbito territorial e sim proibir sua atuação dentro de sua antiga competência funcional.

    Não é razoável supor que os desembargadores e ministros, em um país de dimensões continentais como o Brasil, possam ter sob sua influência qualquer magistrado após a aposentadoria. O sentido da norma é evitar que o magistrado inativo venha a advogar em curto lapso de temporal nos tribunais de origem" - diz o julgado monocrático.

    Assim, durante o período de quarentena, Castro Meira poderá exercer atividades advocatícias, com exceção de atuação no STJ. Ainda na decisão, Kitner determinou que os advogados associados ao escritório de advocacia no qual o ex-ministro passará a atuar não precisarão cumprir a restrição, podendo atuar normalmente. (Proc. nº 0800170-62.2014.4.05.8312).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quarentena-moderada-para-magistrado-que-reingressa-na-advocacia/146307687

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)