Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Quais os direitos dos avós na hora de verem seus netos?

Publicado por Espaço Vital
há 10 anos

Por Cristiana Gomes-Ferreira, advogada (RS).

A reivindicação e o reconhecimento do direito de visitação dos avós aos seus netos, uma realidade nas famílias brasileiras, ganhou destaque a partir da polêmica exibida na novela Em Família, da Rede Globo. Na trama, Iolanda (Magdale Alves) liga para Juliana (Vanessa Gerbelli) e pede para levar Bia (Bruna Farias) ao batizado da filha de sua vizinha, mas ela arruma uma desculpa para a menina não ir.

Acha que vai conseguir afastar minha neta de mim? Tá muitíssimo enganada! Eu vou correr atrás dos meus direitos!", briga a personagem Iolanda.

Mas qual seria o direito dessa avó?

A Lei nº 12.398, que alterou o Código Civil e o Código de Processo Civil para estender aos avós o direito de visita e a guarda dos netos, deixa claro que o juiz vai definir os critérios de visita, observando sempre o interesse da criança e do adolescente.

O direito à visitação não é absoluto, já que concedeu ao magistrado o poder de concedê-la no caso concreto, mas obedece a uma avaliação criteriosa e motivada.

A redação do artigo 1.589 do Código Civil (Lei 10.406/2002) diz:"O pai ou a mãe, em cuja guarda não estejam os filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação. Parágrafo único. O direito de visita estende-se a qualquer dos avós, a critério do juiz, observados os interesses da criança ou do adolescente".

Entendo que a convivência e proximidade dos avós trazem imensuráveis proveitos à criança, refletindo de forma positiva ao bom e pleno desenvolvimento de sua personalidade, bem como ligação com sua ancestralidade.

Além disso, no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº. 8.069/90, nos artigos 16 e 25, existem menções que vêm ao encontro dessa situação de direito de família: O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; e ainda:Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.

Não é só porque os avós residem em outro Estado ou País que a convivência não poderá ocorrer: Hoje, os mais modernos meios de comunicação, tal como o Skype, permitem que entes queridos não se afastem em virtude da distância geográfica, podendo o magistrado obrigar os genitores a que se comprometam a fomentar o contato entre as crianças e os avós, para que mantenham hígidos os vínculos de amor e afeto.

  • Publicações23538
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14797
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quais-os-direitos-dos-avos-na-hora-de-verem-seus-netos/127356236

Informações relacionadas

Rosânia Silva, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação de Regulamentação de Visitas Avoengas

Espaço Vital
Notíciashá 13 anos

A convivência dos avós com os netos agora é lei

Flavia Miranda Oleare, Advogado
Artigoshá 3 anos

Os avós têm direito legal de visitar os netos?

Direito Familiar, Operador de Direito
Artigoshá 7 anos

Direito de visitas dos avós aos netos

Lorena Alice Cruz, Advogado
Artigoshá 7 anos

Direito À/DA FAMÍLIA EXTENSA: do direito dos avós e tios à visitação de crianças e adolescentes

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Espero conseguir o direito de conviver com minha neta . pois isso não ocorre. minha neta naoentra na casa da avó desde que levaram-na na pandemia. a morava comigo..estou esperando a justiça. continuar lendo

da forma que a justiça é lenta, os avós só poderão ver os netos quando eles já estiverem crescidos, puderem pegar o ônibus e irem a casa dos avós.
Que adianta os avós entrarem com processo, se o julgamento demora, é protelado etc etc.
A justiça só é rápida, quando obriga os avós a pagarem a pensão judicial.
Sou avô, sei disso e provo. continuar lendo

Moro em Itanhaém há nove anos . Prefiro contacto com meu neto há cinco anos só tenho o endereço comercial do meu filho Leandro de lima.meu neto enrico Todeschini Duarte tem oito anos.desconheco o motivo desse afatamento continuar lendo

Boa tarde eu tenho uma dúvida tenho um neto que eu cuidei dele assim que chegou da maternidade e agora a mãe dele levou ele embora para Minas gerais e eu era muito apegada a ele e ele a mim é tanto que ele tá até doentinho eu quero saber se posso recorrer para ter a guarda dele continuar lendo