Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Calor faz motorista de ônibus ganhar adicional de insalubridade

    Publicado por Espaço Vital
    há 10 anos

    Uma cidade quente, ônibus com pouca ou quase nenhuma ventilação, vibrações e o calor do motor veículo foram as razões de um motorista de ônibus urbano de Manaus para pedir à JT que condenasse a empresa em que trabalhava, que lhe concedesse o adicional de insalubridade.

    O pedido foi feito na 1ª Vara de Trabalho de Manaus em fevereiro de 2012, em reclamação trabalhista contra a Vega Manaus Transporte de Passageiros Ltda., buscando o adicional de insalubridade no grau máximo (40%).

    Procedente a ação, em abril de 2013 a Vega entrou com recurso de revista para o TRT da 11ª Região (RR/AM), sustentando não existir previsão legal conferindo ao condutor de ônibus urbano adicional de insalubridade por estar submetido à temperatura média de 32º a 33º no trabalho.

    O TRT decidiu que "não se precisa ser técnico para perceber que cobradores e motoristas em Manaus trabalham em condições insalubres". O regional lembrou que "em Manaus os assentos dos motoristas costumam ser de ferro revestido de macarrão (tiras de plásticos) e o motor localiza-se ao lado do motorista".

    Mas, em vez de 40%, o TRT determinou o pagamento de 20% de adicional de insalubridade durante todo o período de trabalho do motorista.

    A empresa Vega ainda entrou com agravo de instrumento no TST. Mas a relatora do processo, ministra Dora Maria da Costa, destacou que "o recurso da empresa somente seria admitido por contrariedade a súmula de jurisprudência do TST ou violação direta da Constituição, e não por ofender portaria do MTE ou OJ do TST".

    Nenhuma das violações apontadas pela empresa foi recebida pela Turma, que negou por unanimidade o agravo da empresa.

    A advogada Samarah Serruya Assis atua em nome do trabalhador. (AIRR nº 2098-07.2012.5.11.0001).

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações624
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/calor-faz-motorista-de-onibus-ganhar-adicional-de-insalubridade/112231523

    Informações relacionadas

    TNU: Fixada tese sobre especialidade do trabalho por exposição à fonte natural de calor

    Petição Inicial - Ação Adicional de Insalubridade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)