Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ decide que nova sistemática de execução deve respeitar atos processuais já praticados

    Publicado por Espaço Vital
    há 15 anos

    A 3ª Turma do STJ negou provimento a um recurso da Bombril S/A contra decisão do TJ de São Paulo na execução de um crédito financeiro extrajudicial, em favor do banco Trendbank Investimentos Participações e Representações Ltda.

    Este entrou com ação no valor de quase R$ 12 milhões contra a Bombril, referente a um contrato não cumprido. Citada, a Bombril ofereceu bens para garantia do juízo e, ato contínuo, opôs embargos à execução.

    Antes da penhora de bens, contudo, a sistemática processual foi alterada pela Lei nº 11.382 /06, de modo que os embargos não mais suspenderiam automaticamente os efeitos do processo, dependendo, a partir de então, de determinação do juiz nesse sentido.

    A Bombril vinha sustentando que, por ter sido citada ainda na vigência da sistemática antiga, esta deveria ser aplicada ao longo de todo o processo, em especial no que se refere ao efeito suspensivo dos embargos à execução. A tese, no entanto, foi rejeitada pelo TJ-SP.

    A Bombril recorreu ao STJ, alegando haver ofensa ao artigo da Lei de Introdução ao Código Civil , que determina que a nova lei em vigor respeite ato jurídico perfeito, direito adquirido e coisa já julgada. Também teria ofendido os artigos 739 , parágrafo 1º , na antiga redação, e o 739-A, parágrafo 1º, do Código de Processo Civil , na nova redação.

    O art. 739-A define que os embargos podem ter efeito suspensivo se o juiz considerar haver elementos para tanto. Por isso, mesmo que se leve em conta a nova sistemática imposta pela Lei nº 11.382 , estariam demonstrados os requisitos necessários à concessão do efeito suspensivo.

    No seu voto, a relatora Nancy Andrighi considerou que a sistemática a ser aplicada é a nova. Para ela, "apesar de a regra de aplicar a nova legislação ao processo em andamento não ser absoluta, ela só comporta exceção quando, apesar da edição de lei nova, os atos a serem praticados possuam nexo imediato e inafastável com o ato praticado sob a vigência da lei antiga ou com os efeitos deste, circunstância inexistente no caso".

    Além disso, a ministra Andrighi ressaltou que, na antiga sistemática, a condição imposta para o oferecimento dos embargos não era a citação, mas sim a garantia do juízo pela penhora, isto é, somente com a efetivação da penhora é que estaria assegurado ao devedor o direito ao oferecimento dos embargos. Mas, na hipótese em questão, a nova sistemática passou a valer antes de a Bombril ter oferecido bens à penhora.

    O advogado Fernando Pereira Lopes de Medeiros atua em nome do banco. (Resp nº 1.035.540) .

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-decide-que-nova-sistematica-de-execucao-deve-respeitar-atos-processuais-ja-praticados/1057779

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)