Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Joaquim Barbosa cria empresa para comprar imóvel em Miami

Publicado por Espaço Vital
há 11 anos

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, comprou, à vista, um apartamento em Miami (EUA) em maio do ano passado, usando uma empresa que ele abriu para obter benefícios fiscais no futuro. O valor do imóvel é estimado no mercado entre R$ 546 mil e R$ 1 milhão - segundo corretores ouvidos pela Folha de S. Paulo, que foi o primeiro veículo a divulagr o negócio. A matéria é assinada pelos jornalista Matheus Leitão e Rubens Valente.

O ministro não quis informar valor real pago. Ao criar uma empresa para realizar a transação, Barbosa diminuiu o custo dos impostos que eventualmente seus herdeiros terão que recolher nos EUA para efetuar a transferência do imóvel depois da morte dele.

De acordo com a legislação em vigor, o Estado da Flórida poderia ficar com até 48% do valor do imóvel na hora da transferência para os herdeiros se ele fosse registrado em nome do cidadão Joaquim Benedito Barbosa Gomes. Ele tem 58 de idade atual.

Como o apartamento foi adquirido por uma pessoa jurídica, não haverá cobrança de imposto. As ações da empresa poderão ser transferidas aos herdeiros sem tocar na propriedade do imóvel.

Dois corretores de imóveis em Miami e dois advogados brasileiros disseram à Folha que o procedimento é perfeitamente legal e costuma ser adotado por outros brasileiros que investem em Miami. Se Barbosa ou seus herdeiros quiserem vender o imóvel, porém, o custo será maior do que se ele tivesse registrado o apartamento em seu nome. Empresas pagam 35% sobre os eventuais lucros. Pessoas físicas recolhem 15%.

Outra vantagem da escolha de Barbosa é a discrição. Nos registros públicos da Flórida, quem aparece como proprietário do apartamento é sua empresa, que foi batizada como Assas JB Corp., e não ele, pessoa física.

A empresa foi criada em maio de 2012, poucos dias antes da compra do apartamento, e o endereço residencial de Barbosa, em Brasília (SQS 312 Bloco K - apto. 503) aparece como sua sede nos documentos públicos examinados pelo jornalal paulista.

O apartamento em Miami tem 73 metros quadrados, um quarto, sala, cozinha e banheiro. Ele fica no 22º andar de um edifício que faz parte de um condomínio de alto padrão, composto por três torres às margens do rio Miami, na região central da cidade.

O que diz Joaquim Barbosa

Por meio de sua assessoria de imprensa, Barbosa afirmou que a aquisição do apartamento foi feita "em conformidade com a lei norte-americana" . Disse também que a constituição da empresa foi recomendada por um advogado contratado para a transação.

O ministro afirmou que incluiu a empresa e o imóvel em sua declaração de Imposto de Renda à Receita Federal no Brasil. Segundo ele, o apartamento foi adquirido com economias acumuladas em 25 anos e também declaradas.

Barbosa afirmou que, como ministro do STF, professor universitário e procurador da República, sempre recebeu salários acima da média do país e sempre teve o hábito de poupar parte de seus ganhos. "Tenho, portanto, meios de sobra para adquirir imóvel desse porte" , afirmou.

Relações com a Globo

O jornalista brasileiro Eliakim Araújo, que reside em Penbroke Pines, nos arredores de Miami, revelou no domingo (21) em seu saite Direto da Redação, que "um filho de Barbosa está trabalhando com o apresentador Luciano Hulk, da Globo, o que também não é nenhum crime, mas fica sempre uma suspeita sobre ligações nefastas entre o poder e a mídia" .

Eliakim adverte que, "daqui a pouco vão acusar o filho de Barbosa de ter amealhado uma fortuna tão grande que se tornou dono de fazendas e outras participações societárias milionárias, se é que me entendem" .

  • Publicações23538
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações11577
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/joaquim-barbosa-cria-empresa-para-comprar-imovel-em-miami/100616984

Informações relacionadas

7 casos que dispensam pagar IR pelo lucro com venda de imóveis

Caroline dos Anjos Marins, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de pedido de expedição de Carta de Arrematação

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 8 anos

Os riscos de comprar um imóvel nos Estados Unidos

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 15 anos

Que se entende por regra da "full bench"?

Inventariando e Partilha, Advogado
Artigoshá 2 anos

Vendi um imóvel de herança. Preciso pagar imposto de renda sobre essa venda?

31 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho que o Ministro Barbosa deve fazer o que quiser com o dinheiro dele e invasão de privacidade tem limite. A única coisa que me entristece é saber que ele consegue ganhar o salário dele como Ministro do Supremo, que já está no teto, junto com o de Professor Universitário, enquanto eu que tenho dois vínculos de médico no serviço público, em um Hospital Universitário Federal, o Ministério do Planejamento somou os meus dois SALÁRIOS BRUTOS (incluindo abono de permanência, gratificação pelo Mestrado, adicional de tempo de serviço, insalubridade, ou seja, tudo) e comparou com o SALÁRIO BASE dos Ministros de STF e vem descontando o equivalente a um salário de médico que recebo (que é uma miséria) há mais de 3 anos. Estou com processo na justiça, que está aguardando o julgamento de RE desde 2009!!! Quando este problema aconteceu com os Ministros, imediatamente eles julgaram em causa própria e tudo se resolveu, ou seja, os salários acumulados SOMENTE DOS MINISTROS, não podem ser somados para cálculo de teto remuneratório.
Ou seja, estou trabalhando de graça para o governo!!!

Este é o país da (IN) Justiça!! continuar lendo

Empresa fictícia para obter vantagens fiscais não me parece mera questão "de fazer o que quiser com o dinheiro dele" e, quanto à "invasão de privacidade" o cidadão que aceita ser ministro da mais alta corte do país deve ter sua conduta pautada pela ética e toda cautela deveria ser observada nas suas ações públicas e privadas, sob pena de ter seus desvios denunciados e expostos pela impresa. Esse é o ônus do ofício e do cargo! continuar lendo

Concordo com o João Filho. O problema hj em dia é que as pessoas buscam heróis, referências, ídolos e em decorrência disso, cegam-se e justificam todas as suas ações. Foi nesse panorama que criaram-se vários monstros da política. Dirceu já foi exemplo, Lula já foi exemplo, para ir mais fundo, Getúlio e Juscelino já foram exemplos de heróis.
Imagine se fosse a Dilma a autora do fato...
A verdade é que pode até estar dentro da lei, da ética, já não se pode afirmar. É com essas empresas de fachada que os ricos omitem dados fiscais, ludibriam os credores, criam as famigeradas Patrimoniais e oneram ainda mais a carga tributária da classe média/pobre. Mas a lei permite e os "espertos" aproveitam. Tá valendo. continuar lendo

Desconfio quando o sujeito se esforça para parecer mais honesto, ético e decente do que todo mundo. Pra mim ele está querendo encobrir alguma coisa. Taí Demóstenes Torres pra corroborar esse meu ceticismo. continuar lendo

Ele não pode fornecer endereço de moradia funcional como endereço de empresa.O estatuto da magistratura permite q o magistrado seja somente acionista, e não diretor de empresa. Não tem nada a ver com perda de privacidade. Não tem nada de teoria da conspiração aí. continuar lendo

Eu suspeito, e é um direito meu suspeitar, que JB está em Miami por temer por sua vida aqui no Brasil. A advogada dos delatores, Dra. Beatriz Catta Pretta, deixou a defesa dos delatores, e entendo que também vai trabalhar (exilar-se ?) em Miami. Entendo que ela e as famílias dos delatores sofreram ameaças. Deve ser terrível receber um telefonema do tipo "olha estou vendo sua netinha sair da escola... ela é linda" etc. etc. continuar lendo