Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Joaquim Barbosa critica conluio entre juízes e advogados

    Publicado por Espaço Vital
    há 11 anos

    O presidente do STF, Joaquim Barbosa, criticou duramente, nesta terça-feira (19), as ligações de juízes com advogados. Para ele, "as alianças veladas entre juízes e advogados são a origem de casos de corrupção e se constituem em um dos aspectos mais nocivos da Justiça brasileira".

    Barbosa fez a declaração durante o julgamento, no CNJ, do juiz João Borges de Souza Filho, da Justiça Estadual do Piauí. O caso resultou num longo embate com o desembargador Tourinho Neto, do TRF da 1ª Região.

    O ministro Barbosa afirmou que "há muitos juizes para colocar para fora". E logo avançou: "esse conluio entre juízes e advogados é o que há de mais pernicioso. Nós sabemos que há decisões graciosas, condescendentes, fora das regras" - disse, ao endossar parte da denúncia contra Souza Filho. Este - quando juiz na comarca de Picos (PI) - foi acusado de favorecer advogados em algumas ações. Os conselheiros presentes à sessão votaram pela aposentadoria compulsória do magistrado.

    O desembargador federal Tourinho foi o único a votar contra a punição do magistrado piauiense. "Tem juiz que viaja para o exterior com festa paga por advogado e aí não acontece nada" - disse o desembargador, numa possível ilação ao ministro Dias Toffoli.

    - "Conselheiro Tourinho, sua verve na despedida está impagável!" - rebateu Barbosa.

    Os dois divergiram várias vezes, mas em tom amistoso. Nos momentos finais do embate, Barbosa voltou a criticar a proximidade de juízes com advogados e reafirmou que isso, muitas vezes, resulta em tratamento privilegiado e desequilibra o jogo em favor de uma das partes.

    Ainda em tom de brincadeira, Tourinho disse que Barbosa era "duro como o diabo" e que pode até se presidente da República.

    - Vossa excelência foi endeusado. Quem sabe não será o próximo presidente da República?" - provocou Tourinho.

    • Publicações23538
    • Seguidores514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações165
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/joaquim-barbosa-critica-conluio-entre-juizes-e-advogados/100405257

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Não há dúvidas quanto a desequilíbrio entre as partes quando o juiz declina para um dos lados. Muito embora, seja de forma sucinta, é fácil essa observação, que pode inclusive ser de forma inversa, digo, o juiz, não gostou da forma como o advogado se manifestou. continuar lendo