Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

O que o casamento tem a ver com os negócios?

Publicado por Espaço Vital
há 11 anos

Por Ana Paula Oriola de Raeffray,

advogada (OAB/SP nº 110.621)

A maioria das pessoas quando se casa está muito preocupada e também ocupada com os preparativos do casamento, a cerimônia, a festa, a roupa, a casa nova, a lua de mel, a dieta. Todos estes preparativos muitas vezes levam as pessoas a esquecer que o casamento e, também a união estável, geram uma série de consequências legais e patrimoniais para as pessoas envolvidas, pois o casal está firmando um contrato.

A s consequências patrimoniais decorrem do regime de bens que será adotado no casamento ou na união estável, dentre aqueles previstos no nosso Código Civil: (a) comunhão universal de bens; (b) comunhão parcial de bens; (c) separação total de bens e (d) participação final nos aquestos.

M as, ainda assim, cabe a pergunta. O que isto tem haver com os negócios que qualquer das partes realiza? A resposta é tem tudo a ver!

S e um dos cônjuges ou os dois, por exemplo, são sócios de uma sociedade, como fica a divisão das quotas ou das ações da sociedade se eles se divorciam? Em cada uma dos regimes de casamento a conseqüência é diversa:

(I) na comunhão universal de bens as quotas ou ações da sociedade, seus frutos e rendimentos, deverão ser divididos igualmente entre os dois cônjuges, exceto se tal participação sociedade houver sido recebida por doação ou herança, desde que com cláusula de incomunicabilidade;

(II) na comunhão parcial de bens que é o regime comumente adotado nos casamentos desde 1977, se a participação societária foi adquirida na constância do casamento, então será dividida igualmente entre os dois cônjuges. No entanto, se foi adquirida antes do casamento, não será objeto de partilha, mas os frutos e os rendimentos desta participação societária deverão ser partilhados igualmente entre os cônjuges;

(III) na separação total de bens cada uma dos cônjuges permanece com a administração e titularidade de seus bens. Neste caso, não haverá a partilha da participação societária. Existe questionamento quanto aos

frutos e rendimentos, principalmente quando um dos cônjuges dedica-se apenas à família;

(IV) na participação final nos aquestos a participação societária será partilhada como na comunhão parcial de bens.

Na união estável, caso não haja um contrato firmado entre os cônjuges, aplica-se o regime da comunhão parcial de bens, gerando os mesmos efeitos patrimoniais deste regime.

E m caso de divórcio, portanto, há chance de que um dos cônjuges continue a participar dos negócios do outro indefinidamente, porque se torna titular, por exemplo, de metade da participação societária que anteriormente era titulada apenas por um deles. Esta situação pode gerar, inclusive, poderes políticos dentro de uma empresa, para uma terceira pessoa que antes na pertencia à sociedade.

E stes efeitos patrimoniais que se estendem a todos os bens casal, inclusive investimentos financeiros e até mesmo planos de previdência privada devem ser sopesados no momento em que se realiza o casamento ou se firma a união estável, apesar de não ser a parte mais romântica destas relações contratuais.

anapaula@raeffraybrugioni.com.br

  • Publicações23538
  • Seguidores514
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações976
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-o-casamento-tem-a-ver-com-os-negocios/100207338

Informações relacionadas

Andrea Vieira, Advogado
Artigoshá 6 anos

Quais são os direitos do consumidor diante do corte de energia elétrica?

TJSP: Direitos de ex-cônjuges de sócios não podem ser exercidos perante a sociedade empresarial

Camila Dumas, Advogado
Artigoshá 3 anos

DIVÓRCIO DE SÓCIOS: Como fica a divisão das quotas sociais em um processo de divórcio?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)