Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Qual a diferença entre a separação e os dois tipos de divórcio?

    Publicado por Espaço Vital
    há 12 anos

    Numa coluna intitulada "A Justiça e Você", a Amaerj - Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro - veiculou ontem (18) ensinamentos objetivos sobre as diferenças entre separação judicial e os dois tipos de divórcio.

    O número de casamentos aumentou no Brasil: em 2010, foram registrados 977.620 matrimônios, um aumento de 4,5% em relação a 2009, de acordo com as estatísticas do Registro Civil, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

    No entanto, nos últimos dez anos, o número de divórcios quase dobrou, passando de 1,7%, em 2000, para 3,1% em 2010, segundo o censo do mesmo ano.

    A análise revela que, no caso dos divórcios, a flexibilização da legislação colaborou para o aumento, o que já havia sido registrado anteriormente na pesquisa do registro civil, feita em 2011. Foi o que aconteceu, por exemplo, a partir de 2007, quando requerer este tipo de ação se tornou possível por vias administrativas, nos tabelionatos de notas.

    A separação e o divórcio são reflexo do término do casamento, mas são diferentes. Quando o casal apenas deixa de viver junto, como marido e mulher, sem recorrer ao Judiciário, diz-se que o casal está separado.

    O divórcio é a formalização da separação perante a lei e tem regras estabelecidas na lei civil e pode ser de dois tipos: consensual ou litigioso.

    No consensual, o casal convenciona as condições da separação com um advogado e apresenta o acordo ao juiz.

    No litigioso, ou contencioso, um dos cônjuges precisa provar que o outro violou gravemente os deveres do casamento, por um dos motivos: adultério, tentativa de homicídio, sevícia, injúria grave, abandono voluntário do lar por um ano, condenação por crime infamante ou conduta desonrosa.

    Por uma via ou outra, apenas quando obtém o divórcio o ex-casal pode dar andamento à formalização legal de um novo relacionamento amoroso, vindo a se casar novamente.

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2576
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/qual-a-diferenca-entre-a-separacao-e-os-dois-tipos-de-divorcio/100132423

    Informações relacionadas

    Passo a passo completo de como fazer um divórcio extrajudicial (em cartório)

    Ialongo advogados, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    6 benefícios do divórcio extrajudicial

    Rodrigo Costa Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Divórcio Consensual: como funciona o divórcio amigável?

    Renata Almada de Andrade Iasbik, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Dúvidas frequentes sobre o regime da comunhão parcial de bens

    Rafael Costa Monteiro, Advogado
    Notíciasano passado

    Adultério ocorrido sem humilhação pública e vexatória não configura dano moral, diz juiz do TJSC

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    A separação judicial e o restabelecimento da sociedade conjugal. Quais as consequências da não averbação. da separação? continuar lendo